DEVOLUÇÕES E TROCAS
A Le Creuset preza pela qualidade e excelência em seus produtos, assim como a satisfação dos consumidores em utilizá-los. Os processos para devoluções e trocas estão fundamentados no Código de Defesa do Consumidor e no manual de garantia da fabricante.
No Brasil a Le Creuset possui canais de venda digital e físico. Nos canais físicos de venda estão incluídos, bazar, outlets e lojas oficiais da marca.
São canais de venda digital a loja on-line por meio do site www.lecreuset.com.br e a “Prateleira Infinita” em que o consumidor pode fazer pedidos on-line dentro de uma loja física com o auxílio do vendedor.
DEVOLUÇÃO POR ARREPENDIMENTO OU DESISTÊNCIA
Válida somente para as compras on-line, a devolução por arrependimento deve ser solicitada exclusivamente no site oficial da Le Creuset, www.lecreuset.com.br, por meio da ferramenta Troque Fácil.
- Há três formas de acessar à Troque Fácil rapidamente:
- Ao clicar diretamente no botão Troque Fácil disponível no rodapé da página.
- Ir à coluna Suporte onde se encontra o link Atendimento ao Cliente que dará acesso ao botão Trocas e Devoluções na Central de Relacionamento. Ao seguir esse caminho, o consumidor estará conectado à Troque Fácil.
- Outra forma de acessar a ferramenta é ao clicar no botão Suporte que sempre estará no canto inferior direito da tela do computador ou do celular e dará acesso à Central de Relacionamento na qual estará o botão Trocas e Devoluções que por sua vez direciona para a Troque Fácil.
Ao estar na Troque Fácil, o primeiro passo é inserir o número do seu pedido e o CPF do comprador em cada campo designado, respectivamente.
Aparecerá na tela os dados do pedido e os produtos.
O consumidor deverá escolher quais produtos do pedido deseja devolver e qual modelo de logística reversa prefere, se coleta domiciliar ou autorização de postagem.
Após preencher todos os campos necessários, o pedido de devolução seguirá para análise.
Em até 48h o consumidor receberá uma notificação por e-mail com as instruções para postagem. Caso a devolução seja negada, o consumidor também receberá por e-mail o motivo da reprova.
A análise irá conferir se os produtos a serem devolvidos atendem aos requisitos necessários para validação da devolução.
O consumidor deve se atentar para prazo de solicitação da devolução por arrependimento da compra. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a devolução deve ser solicitada em até 07 (sete) dias corridos após o recebimento do produto.
A devolução por arrependimento não é válida para compras feitas em lojas físicas Le Creuset, o que inclui as lojas de outlet.
Requisitos necessários para a devolução:
Para a devolução ocorrer é necessário que o(s) produto(s) esteja(m) em boas condições de apresentação sem indícios de uso.
- Solicitamos que:
- Os produtos tenham as etiquetas, rótulos, manuais e tags impressos intactos.
- A embalagem do produto (caixa com ilustração do produto) seja mantida em bom estado e as etiquetas e adesivos sejam mantidos,
- Tudo o que foi entregue dentro da caixa do produto seja devolvido, pois faz parte do produto e deve ser enviado juntamente à peça principal.
- Envie o que será devolvido em uma caixa lacrada que proteja adequadamente contra avarias durante o transporte. Utilize de preferência a mesma caixa de papelão utilizada no transporte da entrega e as mesmas proteções internas como as de plástico bolha.
- Importante:
- Serão aceitas devoluções de produtos sem vestígios de uso
- Se houver danos ou avarias causados pelo consumidor, a devolução poderá ser cancelada e o produto enviado de volta ao comprador.
- O custo de envio de produtos para devolução é da Le Creuset através de logística reversa por meio de coleta domiciliar ou de autorização de postagem pelos Correios. Você tem essas 2 opções pelo TROQUE FÁCIL
- Após o pedido retornar à central de distribuição da Le Creuset, o consumidor será informado via e-mail sobre a entrada fiscal e o estorno do pagamento referente ao que foi devolvido.
O status de devolução poderá ser verificado na “Troque Fácil”. Basta clicar na opção acompanhar solicitação existente.
Estorno:
Após a devolução ter sido efetuada e gerada a nota fiscal de devolução do produto, será providenciado o estorno no valor do pedido ou produto devolvido.
A devolução pode ser parcial de um ou mais itens do pedido ou total quando o consumidor devolve o pedido por completo.
Via cartão de crédito:
O estorno é feito no mesmo cartão de crédito utilizado para efetuar o pagamento.
Lembrando que todas as operadoras de cartão de crédito podem demorar até duas faturas subsequentes ao mês de solicitação do estorno para realizar o estorno do crédito.
Via Pix:
Se o pagamento for via Pix, o consumidor receberá o valor de volta em sua conta em até no máximo 48h após o estorno ser confirmado.
Trocas
- As trocas podem ocorrer em 4 situações:
- Troca por cor: quando o consumidor opta por uma cor diferente da que escolheu inicialmente. Somente para compras feitas de forma on-line.
- Troca por avaria ou quebra na entrega: quando ocorre dano durante o transporte ou na fabricação e o consumidor identifica o dano ao receber o pedido.
- Troca presente: quando a pessoa presenteada deseja trocar o presente comprado de forma on-line.
- Troca por garantia: quando a garantia é acionada após identificada suspeita de desvio de fabricação em um produto já em uso.
As solicitações de trocas, por cor ou por quebra ou avaria na entrega, devem ser feitas por meio da mesma plataforma Troque Fácil. Já as trocas, presente e por garantia, devem ser solicitadas por meio da Central de Relacionamento.
Ao solicitar troca por cor ou por ter recebido produto com avaria na entrega, dentro da Troque Fácil, basta inserir o número do pedido e o CPF do comprador e seguir o passo a passo indicado na tela. É necessário selecionar Troca no campo o que deseja fazer com esse pedido. Na descrição do pedido que aparecerá na tela, o consumidor deverá sinalizar qual produto e por qual cor deseja a troca preenchendo assim cada opção solicitada.
Após a solicitação ser concluída, o pedido de troca seguirá para análise que retornará em até 48h.
A análise irá considerar se os produtos da solicitação atendem as especificações necessárias para a troca.
Troca por cor:
Somente para compras feitas de forma on-line na Le Creuset, a troca por cor deverá ser solicitada no prazo de até 30 (trinta) dias após o recebimento do produto. Para que a troca seja possível, a cor escolhida deve estar no mesmo modelo e preço do produto recebido. Não é possível a troca por produtos com modelos e preços diferentes.
Se a cor a ser trocada foi comprada por valor promocional, a troca será possível desde que a cor escolhida esteja no mesmo valor pago pela primeira cor no momento da compra.
O consumidor deverá enviar fotos do produto que deseja trocar de forma em que seja possível visualizar o pedido conforme o recebeu.
Troca por avaria ou quebra na entrega:
A troca por quebra ou avaria na entrega dos produtos comprados on-line poderá ser realizada apenas através do site pelo Atendimento ao Cliente, dentro do prazo de até 30 (trinta) dias a partir da data de recebimento do pedido.
O pedido de reposição por quebra ou avaria na entrega deve ser feito por meio da ferramenta Troque Fácil. Dentre as opções disponíveis para justificativa de troca, o consumidor deve selecionar a opção Quebra na Entrega.
Após análise de até 48h, o consumidor receberá um e-mail com os procedimentos para troca.
Importante: Essa troca é exclusiva para compras feitas de forma on-line na Le Creuset. Caso o produto recebido com avaria tenha sido comprado em outro site revendedor, o consumidor deve procurar o canal de atendimento da loja em que comprou.
O status da solicitação de troca poderá ser verificado na Troque Fácil. Basta clicar na opção acompanhar solicitação existente.
Trocas presente (loja on-line) e por garantia:
O consumidor tem fácil acesso ao formulário disponível no site oficial da Le Creuset clicando em Atendimento ao Cliente que está localizado na coluna Suporte a qual se encontra no rodapé da página.
O acesso também pode ser feito clicando no botão Suporte que sempre estará no canto inferior direito da tela do computador ou do celular e dará acesso à Central de Atendimento.
Ao clicar no botão Fale Conosco abrirá um formulário no qual deverá escolher o assunto indicado para troca ou avaliação de garantia.
Troca presente em loja on-line:
Quando o consumidor recebeu de presente um produto comprado de forma on-line na Le Creuset e deseja trocá-lo, será necessário fornecer nota fiscal (comprovante da compra) ou dados do comprador (nome completo e CPF).
A troca presente deverá ser solicitada no prazo de até 30 (trinta) dias após o recebimento do produto.
Dentro do formulário de e-mail na Central de Atendimento, o consumidor deverá escolher o assunto: Meus Pedidos e o motivo: Troca. É fundamental que envie fotos do pedido conforme ele foi recebido.
Após o contato, o consumidor receberá um e-mail com os procedimentos para troca.
Para essa opção, a troca é realizada por meio de um cupom de crédito para uso exclusivo na loja on-line, no site da Le Creuset Brasil, no valor do pedido devolvido.
Troca presente em lojas físicas oficiais:
Se o consumidor recebeu de presente um produto comprado em uma de nossas lojas físicas oficiais e deseja trocá-lo, é necessário que solicite a troca dentro do prazo de até 30 dias corridos após a data da compra. Também é necessário que apresente o cupom fiscal ou cupom de troca em nome do comprador.
Caso não possua cupom fiscal, cupom de troca ou não apresente os dados do comprador como nome e CPF, a troca será inviabilizada.
A troca de presente não é válida para compras feitas em lojas de outlet ou bazar anual da marca.
Troca por garantia:
Quando o produto em uso apresenta algum dano e o consumidor deseja encaminhá-lo para análise de garantia, é preciso acessar a Central de Atendimento e no campo Assunto escolher Avaliação de Garantia - Consumidor Final.
Importante:
Observar o prazo de garantia para a linha da qual o produto faz parte. Se a garantia já estiver expirada, não será possível encaminhar o produto para análise. Se o dano estiver no funcionamento e não for possível visualizar o dano apenas pela foto, é importante enviar um breve vídeo em que seja possível visualizar o dano no funcionamento do produto. Forneça comprovante de compra (cupom ou nota fiscal) e todas as informações presentes no formulário.
A Central de Atendimento oferece suporte e análise de garantia para qualquer produto Le Creuset independentemente do país ou canal de compra.
Trocas e devoluções em canais físicos: bazar, lojas e outlets oficiais da marca.
Em lojas físicas oficiais da Le Creuset, incluindo as lojas de outlet e o bazar anual da marca, não são permitidas troca, troca por cor ou devolução por arrependimento de compra.
Nas compras feitas nesses locais físicos de venda oficiais da Le Creuset, é necessário que o consumidor verifique o produto por completo antes de sair da loja com a compra em mãos.
Os produtos devem ser abertos diante de um(a) vendedor(a), retirados da caixa e analisados por completo: observando a parte interna, parte externa e todos os demais itens desde a embalagem e adesivos até o manual do produto.
Outlets e bazar:
Nas lojas oficiais de outlet e no bazar anual da Le Creuset, os produtos comercializados são da categoria, seconds, b-grade e inclui cores e modelos descontinuados.
Nesses espaços físicos de venda, os produtos podem conter pequenas variações, como pequenos pontos ou manchas no esmalte externo ou na parte interna das peças.
Essas pequenas imperfeições não comprometem o funcionamento e a qualidade do produto.
Todos os produtos da Le Creuset, incluindo os que são comprados em outlet ou bazar, possuem cobertura por meio da garantia.
A garantia é acionada quando constatada suspeita de desvio de fabricação na qual o dano não tenha sido causado pelo uso do consumidor e comprometa ou impeça o bom funcionamento do produto.
Ao realizar uma compra no outlet ou bazar, o consumidor recebe o cupom fiscal com a informação de que não há troca ou devolução após a venda do produto.
Nos casos em que o consumidor desejar encaminhar o produto para análise de garantia, deverá acessar a Central de Atendimento e no campo Assunto escolher Avaliação de Garantia - Consumidor Final.
Requisitos necessários para a troca:
Para a troca ocorrer é necessário que o(s) produto(s) esteja(m) em boas condições de apresentação sem indícios de uso.Solicitamos que:
Os produtos tenham as etiquetas, rótulos, manuais e tags impressos intactos.
A embalagem do produto (caixa com ilustração do produto) seja mantida em bom estado e as etiquetas e adesivos sejam mantidos.
Tudo o que foi entregue dentro da caixa do produto seja devolvido, pois faz parte do produto e deve ser enviado juntamente à peça principal.
Envie o que será devolvido em uma caixa lacrada que proteja adequadamente contra avarias durante o transporte. Utilize de preferência a mesma caixa de papelão utilizada no transporte da entrega e as mesmas proteções internas como as de plástico bolha.
Importante:
Serão aceitas trocas de produtos sem vestígios de uso.
Se houver danos ou avarias causados pelo consumidor, a devolução poderá ser cancelada e o produto enviado de volta ao comprador.
O custo de envio de produtos para troca é da Le Creuset através de logística reversa por meio de coleta domiciliar ou de autorização de postagem pelos Correios. Você tem essas 2 opções pelo TROQUE FÁCIL.
Após o pedido retornar à central de distribuição da Le Creuset, o consumidor será informado via e-mail sobre a entrada fiscal e o estorno do pagamento referente ao que foi devolvido.
O status da troca poderá ser verificado na “Troque Fácil”. Basta clicar na opção acompanhar solicitação existente.