Bem vindo ao site da Le Creuset. Faça o Login ou crie sua conta

Histórico


(1925 – 1945) – O começo de uma aventura

A Le Creuset foi fundada em 1925 por dois industriais belgas: Arnaud Desaegher (especialista em ferro fundido) e Octave Aubecq (especialista em esmaltação). Eles começaram uma pequena produção de panelas esmaltadas de ferro fundido, em Fresnoy Le Grande, pequena cidade do norte da França.

Em 1930, a Le Creuset começou a desenvolver uma gama variada de produtos: panelas, travessas e utensílios para cozinha. Nesta época, a Le Creuset conseguiu atingir um excelente resultado com o ferro fundido e o esmalte, chegando a produtos de alta qualidade.

Nesta época iniciou-se a divulgação no rádio e na mídia impressa da qualidade de cozinhar em panelas de ferro fundido e todos os benefícios provenientes deste modelo de cozimento.

(1945 – 1955) – Um novo começo

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, todos os esforços da Le Creuset foram concentrados em aumentar a gama de produtos de ferro fundido. Começou nesta fase, a variação de cores no acabamento esmaltado, que acabou transformando-se em um forte diferencial para a empresa. Em 1952, a Le Creuset iniciou a busca por novos mercados na Europa e América do Norte. Inaugurou suas exportações nesse período para outros mercados europeus, sendo que 50% de sua produção começa a ser destinada a um mercado extremamente forte: os Estados Unidos.

(1955 – 1965) – Inovação

No período que vai de 1955 a 1957, viu-se o lançamento de novos produtos e novas cores que se tornaram verdadeiros sucessos. Em 1958 surgiu a logomarca Le Creuset e o início de uma identidade visual da empresa, sendo que em 1962, foi lançada a primeira panela de fondue.

(1965 – 1975) – Modernização

Mudanças na linha de produção ocorrem em 1966 com a substituição das máquinas que eram operadas manualmente por máquinas semi-automáticas. Nesta etapa, o processo que era praticamente artesanal ganhou tecnologia. Em 1970, é apresentada uma nova identidade visual e alguns novos moldes para a linha de panelas de ferro. O ano de 1973 foi marcado por grande avanço, com o design da linha tradicional sofrendo uma grande evolução e a assinatura do designer Enzo Mari. No mesmo ano, a produção atingiu 6.000 toneladas por ano.

(1975 – 1985) – Internacionalização

Nesse período, o mundo importou a idéia e o conceito de que a gastronomia francesa é uma das melhores e mais sofisticadas, projetando ainda mais a Le Creuset no mercado internacional.

(1980 – 1981) – Ampliação das linhas de produção

- Lançamento do modelo “marmita”;
- Lançamento do modelo multifunção (molheira e frigideira);
- Lançamento de produtos finos de cerâmica “stoneware”;
- Revestimento de vidro sobre esmalte (tecnologia vitrobase), proporcionando maior resistência à esmaltação das peças de ferro.

(1985 – 1995) – Espírito novo

Em 1985, a Le Creuset foi classificada entre as 30 marcas francesas mais famosas do mundo. Uma nova direção assumiu o controle da empresa em 1988, comandada pelo sul-africano Paul van Zuydam. No mesmo ano, Jean Louis Barrault criou uma linha inovadora de produtos. Em 1991, a Le Creuset adquire a americana Hallen International Inc, fabricante de acessórios para vinho e bar através da marca Screwpull; iniciou-se então a abertura do mercado japonês, que inspirou a criação da primeira panela Wok. O ano de 1993 foi marcado pela ampliação da linha de saca-rolhas Screwpull. Em 1994, é inaugurada a subsidiária da Alemanha, somando-se o lançamento de novas cores para a linha de ferro e cerâmica, além do lançamento do cooler para vinho da Screwpull.

(1995 – 2000) – Diversificação

Neste período, viu-se o lançamento da nova linha Pueblo e das chaleiras esmaltadas feitas em aço. Em 1996 ocorreram mudanças nas embalagens, sendo que no mesmo ano, lançou-se uma nova linha Screwpull, chamada “In Vino”. As espátulas e colheres de silicone chegaram ao mercado em 1997.

Em 1998, ocorre a abertura da subsidiária em Hong Kong, com a Le Creuset continuando a diversificar seus produtos através da criação de novos utensílios domésticos e de novas cerâmicas. A linha Screwpull de saca-rolhas e acessórios para vinho sofre uma grande expansão.Novas subsidiárias foram inauguradas em 1999: Suíça, África do Sul, Brasil e Espanha. Em 2000 foram lançados mais produtos como o stopper de metal (Screwpull), Tart Tatin Dish e grelhas com novas cores (Le Creuset).

(2000 – 2005) – Modernização

A modernização do parque industrial leva a incrível marca de produção de 35 toneladas/dia com uma média de 10.000 peças/dia. Em 2004, ocorre o lançamento linha triVita, com suas panelas em aço inox 18/10 com tripla camada uniforme.

2005 – 80 anos, ampla linha, amplo mercado

A Le Creuset comemora o seu aniversário de 80 anos, expandindo sua linha de produtos no país e lançando no mercado literário o seu livro “Le Creuset Le Livre de Cuisine”. Entre os novos produtos, destacaram-se a linha têxtil e “Clever Friends” de utensílios, além da coleção de miniaturas de cerâmica “stoneware” que tiveram grande aceitação e sucesso no nosso mercado. A Screwpull também não parou de inovar, seu novo desenho nos saca-rolhas clássicos, além de diversas novidades como o top de linha Lever Model LM 400 e a linha para bar “Club” de aço inox 18/10.

le creuset no mundo

Opções de Pagamento

 





Sobre certificados SSL